A infância é o sorriso da existência no horizonte da vida!Representa a esperança que o pessimismo não pode modificar.É mensagem de amor para o cansaço no refúgio do desencantamento, a fulgir no sacrário da oportunidade nova. É experiência em começo que nos compete orientar e conduzir.É luz a agigantar-se aguardando o azeite do
nosso desvelo.É sinfonia em preparação... nota solitária que o Músico Divino utilizará na sucessão dos dias para a grande mensagem ao mundo conturbado. Atendamos o infante oferecendo, à manhã da vida, a promessa de um futuro seguro. Nem a energia improdutiva; nem o caminho pernicioso; nem a assistência socorrista prejudicial às fontes do valor pessoal; nem a negligência em nome da confiança no Pai de todos; nem a vigilância que deprime;nem o arsenal de descuidos em respeito falso ao futuro homem ...Mas, acima de tudo, comedimento de atitudes com manancial farto de recursos pessoais e exemplos fecundos, porquanto as bases do futuro encontram-se na criança de hoje, tanto quanto o fruto do porvir dormita na flor perfumada de agora. Cuidemos do infante, oferecendo o carinho fraterno dos nossos recursos, confiados de que, um dia seremos convidados a oferecer, ao Pai Misericordioso, o resultado da nossa atuação junto àquele cuja guarda esteve aos cuidados do nosso coração.
EVANGELIZAÇÃO, o melhor caminho para uma descoberta superior, nos primeiros ensaios para a maturidade.
Um comentário:
A educação é poderosa alavanca que corrige atitudes, emerge qualidades e canaliza energias.
A educação é mola propulsora que prepara o bom cidadão e, conseqüentemente, a sociedade renovada, regida por leis evoluídas e sábias. O progresso social é fruto da renovação moral do homem. Homem moralizado, sociedade moralizada.
Sempre ouvimos dizer que a Família é a célula mater da Sociedade - e se esta é fruto de a grupamentos familiares, é de premente e conveniência que os pais se esforcem em preparar, com muito desvelo e cuidado, a infância de seus filhos - porque ele será o homem futuro, que conduzirá portanto, a sociedade de amanhã.
Infância e juventude Cristã formarão sociedades cristianizadas, de mentes abertas e higienizadas, distinguidas pela fraternidade e pacifismo - fazendo com que nossa humanidade atinja o tão desejado sentimento de família terrena, para mais tarde integrar-se no Espírito de Família Universal. "Até os sete anos o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, se encontra nos pais, legítimos representantes do organismo familiar. Passada a época infantil, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material, e atingida a maioridade se a educação não houver sido feita no lar, então só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o pensamento e a concepção das criaturas, porquanto a alma reencarnada terá retomado todo o seu patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas quedas se lhes faltou a luz interior dos sagrados princípios educativos."
Postar um comentário