Neste mês...

Neste mês...

a luz cintilante de uma nova aurora desponta, estejamos aptos a sentir seus raios e fulgurações provenientes da harmonia celeste.
Que Jesus nos ilumine os passos...

ESTUDO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESTUDO DA MEDIUNIDADE

O Médium para ser um bom Médium, antes de mais nada tem de ser uma boa pessoa.
Herminio Miranda



Dep. de Estudos NFBM

Haroldo no VI Congresso de Saude e Espiritismo MG.

Semana Espírita Mineira

André Luiz Ruiz - Transformação da Terra parte 1

André Luiz Ruiz - Transformação da Terra parte 2

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Deus...Livro dos Espíritos.

  Que é Deus?
"Inteligência suprema, causa primeira de todas às coisas".

Nota.
  Resposta mais próxima já alcançada pela humanidade, para exprimir esta que é uma indagação que por hora não temos como adequa-la a nossa intelectualidade primaveril.
  Força que abrange todos os seres do universo, face misteriosa e ao tempo que é notável, desenovelam-se as descrenças quando o tangível toca-nos à sensibilidade conquistada pelo amor semeado no cerne de cada um, desde os primórdios da criação.
  Pai Eterno , que assiste desde o micro ao macro, não conjecturando a idade, mas o amor que enraíza-se nas infindáveis estações de aprendizado que nos é possível, fazendo-nos proliferadores do acontecido hoje em nós: ... à verdade.
Que se deve entender por infinito?
"O que não tem começo nem fim: o desconhecido; tudo que é desconhecido é infinito." 

Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?
"Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens."
Deus é infinito em Suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não está conhecida por uma outra que não está mais do que a primeira.
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS 
Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
"Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá."
Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

Atributos da Divindade
    O homem ainda não pode compreender a natureza íntima de Deus, porque para isso um sentido lhe falta. Na infância da Humanidade, o homem o confunde, freqüentemente, com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui. Mas, à medida que o senso moral se desenvolve, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas e dele faz uma idéia mais justa, embora sempre incompleta.

  Sem o conhecimento dos atributos de Deus, seria impossível compreender a obra da criação. Este é o ponto de partida de todas as crenças religiosas e foi justamente por não se terem referido a isso que a maioria das religiões errou em seus dogmas.

Nota.
  Jamais devemos prescindir que a Doutrina Espírita constitui-se em um arcabouço de informações legadas à humanidade, através das pesquisas incontestes de Allan kardec, sustentado pelos fatos e lógicas, inverossímeis e irrefutáveis. Como mesmo asseverou: fé raciocinada é aquela que encara à razão em todas as épocas da humanidade. Jamais devemos sobrepor à lógica dos fatos com a nossa ignorância em formação, pois longínquo o homem ainda está de penetrar o que por hora é intransponível. Deve-se abster de ordinário, das chagas contraídas, a fim de credenciar-se aos arcanos da sabedoria plena.

2 comentários:

Blog do Vascão disse...

O Livro dos Espíritos é fonte inesgotável de ensinamentos e a bussula de nossas dúvidas.

Abraço
Jeferson

Oscar Herlinger disse...

Maravilhoso trabalho, parabéns!

Haroldo Dutra - O Reino de Deus

O que mais deseja uma mulher - Por Alberto Almeida


Pentateuco Kardequiano

Pentateuco Kardequiano

Nossa Casa

Nossa Casa
A vida nos patenteira oportunidades redentoras de servirmos à causa Cristã, e ainda nos oferece um esteio, o Núcleo.

Homenagem a Chico Xavier

Nosso Chico...

Nosso Chico...

Chico...

Chico...
“...precisamos, sim, da cultura que aprimora a inteligência, da justiça que sustenta a ordem, do progresso material que enriquece o trabalho e de assembléias que favoreçam o estudo; no entanto, toda a movimentação humana, sem a luz do amor, pode perder-se nas sombras”.

Xavier

Xavier
Grande divulgador de nossa estimada Doutrina