... os próprios seres que se comunicam
se designam a si mesmos pelo nome de Espíritos
ou Gênios, declarando, alguns, pelo menos, terem pertencido
a homens que viveram na Terra. Eles compõem o mundoespiritual, como nós constituímos o mundo corporal
durante a vida terrena.
Vamos resumir, em poucas palavras, os pontos principais
respondermos a certas objeções.
“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente,
soberanamente justo e bom".
“Criou o Universo, que abrange todos os seres animados,
e inanimados, materiais e imateriais".
“Os seres materiais constituem o mundo visível ou
corpóreo, e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita,
isto é, dos Espíritos".
“O mundo espírita é o mundo normal, primitivo,
eterno, preexistente e sobrevivente a tudo".
“O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir,
ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse
a essência do mundo espírita".
a essência do mundo espírita".
“Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro
a liberdade".
“Entre as diferentes espécies de seres corpóreos, Deus
escolheu a espécie humana para a encarnação dos Espíritos
que chegaram a certo grau de desenvolvimento,
dando-lhe superioridade moral e intelectual sobre as
outras".
“A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo
apenas o seu envoltório".
“Há no homem três coisas: 1º, o corpo ou ser material
análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo;
3º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário
entre a matéria e o Espírito".
“Tem assim o homem duas naturezas: pelo corpo,
participa da natureza dos animais, cujos instintos lhe são
comuns; pela alma, participa da natureza dos Espíritos".“O laço ou perispírito, que prende ao corpo o Espírito, é
uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição
do invólucro mais grosseiro. O Espírito conserva o
segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para
nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente
“O Espírito não é, pois, um ser abstrato, indefinido, só
possível de conceber-se pelo pensamento. É um ser real,
circunscrito, que, em certo casos, se torna apreciável pela
vista, pelo ouvido e pelo tato".
“Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são
iguais, nem em poder, nem em inteligência, nem em saber,
nem em moralidade. Os da primeira ordem são os Espíritos
superiores, que se distinguem dos outros pela sua perfeição,
seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela
pureza de seus sentimentos e por seu amor do bem: são os
anjos ou puros Espíritos. Os das outras classes se achamcada vez mais distanciados dessa perfeição, mostrando-se
os das categorias inferiores, na sua maioria, eivados das
nossas paixões: o ódio, a inveja, o ciúme, o orgulho, etc.
Comprazem-se no mal. Há também, entre os inferiores, os
que não são nem muito bons nem muito maus, antes
perturbadores e enredadores, do que perversos. A malícia e
as inconseqüências parecem ser o que neles predomina.
São os Espíritos estúrdios ou levianos".
Todos se melhoram passando pelos diferentes graus
da hierarquia espírita. Esta melhora se efetua por meio da
encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros
como missão. A vida material é uma prova que lhes cumpre
sofrer repetidamente, até que hajam atingido a absoluta
perfeição moral ".
“Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos,
donde saíra, para passar por nova existência material,
após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o
qual permanece em estado de Espírito errante".
“Tendo o Espírito que passar por muitas encarnações,
teremos ainda outras, mais ou menos aperfeiçoadas, quer
na Terra, quer em outros mundos".
“A encarnação dos Espíritos se dá sempre na espécie
humana; seria erro acreditar-se que a alma ou Espírito possa
encarnar no corpo de um animal ".
“As diferentes existências corpóreas do Espírito são
sempre progressivas e nunca regressivas; mas, a rapidez
do seu progresso depende dos esforços que faça para
“As qualidades da alma são as do Espírito que está
encarnado em nós; assim, o homem de bem é a encarnação
de um bom Espírito, o homem perverso a de um Espírito
impuro".
“A alma possuía sua individualidade antes de encarnar;
conserva-a depois de se haver separado do corpo".
“Na sua volta ao mundo dos Espíritos, encontra ela
todos aqueles que conhecera na Terra, e todas as suas
existências anteriores se lhe desenham na memória, com a
Há entre esta doutrina da reencarnação e a da metempsicose, como
a admitem certas seitas, uma diferença característica, que é
explicada no curso da presente obra".
“O Espírito encarnado se acha sob a influência da matéria;
o homem que vence esta influência, pela elevação e
depuração de sua alma, se aproxima dos bons Espíritos,
em cuja companhia um dia estará. Aquele que se deixa dominar
pelas más paixões, e põe todas as suas alegrias na
satisfação dos apetites grosseiros, se aproxima dos Espíritos
impuros, dando preponderância à sua natureza
animal ".
"Os Espíritos encarnados habitam os diferentes
globos do Universo".
2 comentários:
Neste último estudo tratamos dos Espíritos, fazendo referência, desde sua constrição à evolução que é uma lei universal. Vimos ainda a importância do conceito ALMA, onde a mesma conceitua-se ao lado dos outros dois aspectos naturais que compõem o ser, seja encarnado ou desencarnado ( espírito e perispírito ). Discorremos, tão logo, da necessidade de compreendermos as singularidades dos processos cármicos, inerentes as disposições variadas de cada um de nós, quando nos referimos as missões, provações e expiações, que trazem fatalmente, o progresso à criatura. O espírito, caminha pelas estações cármicas que comprometera-se até ao tempo que não mais necessitar encarnar, fazendo com que seus invólucros se tornem cada dia mais depurados, possibilitando-lhes uma visão mais holística do cosmos, que naturalmente habilitará o mesmo à vivencias, onde só o amor sideral habita.
Continuo acompanhando o blog, sempre muito esclarecedor em vários assuntos. Parabéns.
Abraços
Jeferson
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